Seja bem vindo!

Aqui você vai poder ver, comentar, discutir, sobre vários assuntos, e é claro, de maneira saudável. Espero poder passar claramente diferentes idéias e pensamentos e que destes você possa concluir seus próprios conceitos. Boa leitura e volte sempre!

Páginas

NÃO SÃO AS RESPOSTAS QUE MOVEM O MUNDO E SIM AS PERGUNTAS!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O justo?

É  muito complicado quando nos encontramos diante de uma situação na qual nos vemos 'envolvidos' em algum tipo de julgamento, não importa de que lado se encontre: como quem julga ou como quem está sendo julgado. No primeiro caso, é perigoso pois corre-se o grave risco de julgar alguém muito mal, até pelo fato de não conhecer o indivíduo a tal ponto. Já no segundo caso, raríssimas são as pessoas que conhecem o réu o suficiente para poder condenar, isso se existirem tais pessoas; e esse corre o perigoso risco de ser mal interpretado.
É muito fácil apontar os outros e falar o que se julga ser ou não real, mas porque parece tão difícil olhar para si mesmo e fazer um auto-julgamento sincero e consciente? Por exemplo, se isentar da idéia de julgar o próximo já é, em si, um ato de auto-julgamento, na grande maioria das vezes, falso uma vez que o simples caminhar na rua já se torna o suficiente para julgar a primeira pessoa sob a qual pousar o olhar, seja pelo modo como está vestida, o modo como está se portando, ou pela expressão do olhar... Não importa. Tudo isso faz parte de um pré-julgamento inconsciente, porém existente.

A verdade é que é preciso, urgentemente, abandonar esse antigo costume de julgar o próximo em qualquer caso. Afinal, quase nunca se tem intimidade o suficiente para saber o que se passa com cada pessoa, o que nos leva a um julgamento equivocado. Por isso a famosa expressão: "Somente Deus pode julgar!". Para um ambiente mais honesto e justo só depente de cada ser humano fazer sua parte.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário