Onde estão os verdadeiros valores? A que as pessoas têm dado mais valor hoje? O que os pais têm ensinado aos seus filhos? O que as crianças e jovens tem aprendido hoje em dia? Onde está o respeito? Onde está a educação? Sim, a educação... Não é ela a base de tudo isso? É através dela que se obtêm o respeito, é através dela que se obtêm a admiração e é através dela que se obtêm outros valores essenciais.
A educação na grande maioria das vezes, ou quase sempre, se aprende em casa, certo? Portanto se alguém não tem educação a responsabilidade é dos pais. Mas é preciso saber que nem sempre os pais têm 100% de culpa nessa história. O mundo (e o mundo a que me refiro nesse caso é a sociedade) em que vivemos hoje está muito contaminado com a falta da devida educação o que acaba, por vezes, influenciando na educação das crianças e jovens dos nossos dias. É nessa hora que entra a responsabilidade dos pais pois, uma vez que a educação que eles deram no tempo oportuno foi fraca, tudo o que a criança ou jovem vai aprender fora de casa vai contar em sua formação. Ou seja, se a base da educação que se teve em casa foi boa e a pessoa em questão já obtiver conhecimento e valores humanos, dificilmente irá se corromper. Pode também acontecer, em mais raras ocasiões, de a criança ter como influência uma pessoa de fora que tenha bons valores e se deixar influenciar por esta, apesar da frágil educação dos pais (seja pela pouca convivência ou por diversos outros fatores), sendo assim uma pessoa de valores mais nobres e mais educada que outras que não tiveram tal influência, mas isso depende do grau de maturidade da pessoa e do seu nível de compreensão de mundo.
Um grande mal que podemos citar também, são as fontes das quais as crianças têm grande acesso e que muitas vezes não passam bons conteúdos e aprendizados. E isso pode ser repassado nas escolas, na rua, ou em qualquer meio onde crianças e adolescentes possam estar em contato uns com os outros. Uma criança vai sendo influenciada por outra, pelos coleguinhas e assim por diante. Mais triste ainda é quando essas crianças vão crescendo (só de tamanho) e se tornando jovens sem o mínimo de escrúpulos ou educação, maturidade ou respeito. Apesar da consciência eles acham que estão no direito de responder com grosseria uma pessoa mais velha, como por exemplo um professor, e que estão com a razão. Acham que é bonito quando, na verdade, deveriam usar da humildade e da boa educação para relacionar-se a esses.
Enfim, as crianças e principalmente os jovens de hoje, precisam criar esta consciência de educação e valores essenciais para que possam amadurecer e agir como pessoas mais humanizadas.
Eis um desabafo...
Obrigada.
Aquele abraço a todos vocês!
É, minha cara, numa sociedade baseada no individualismo egocêntrico grosseiro e na competição a todo custo, não surpreende que os valores dominantes sejam aqueles da "guerra de todos contra todos".
ResponderExcluirPrecisamos ter clareza de que é necessário trabalhar para construir uma nova sociedade na qual uma ética solidária e humanista seja o reflexo mesmo de uma estrutura econômica e social baseada mais na cooperação do que na concorrência.
Saudações socialistas e grande abraço!
Verdade Maycon, você disse tudo!
ResponderExcluirObrigada mais uma vez pelo apoio.
Abraço!